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A operação de COLOCADA abri um pedido para que uma caçamba seja colocada. Esta operação se divide em 5 passos:

  • seleção do cliente
  • seleção do local de entrega
  • seleção do tipo de caçamba, período e preço
  • impressão do pedido de colocada
  • faturamento com impressão da fatura de locação

No primeiro passo, seleção do cliente, é possível buscar um cliente já cadastrado, incluir um cliente novo e ainda atualizar os dados de um cliente selecionado.

Quando o cliente selecionado teve sua última locação a mais de 60 dias, automaticamente o sistema altera o status deste cliente para Inativo, avisando o usuário e forçando que seus dados cadastrais sejam conferidos. Quando o cliente está bloqueado um aviso é mostrado. Quando o cliente selecionado possui fatura vencida a mais de 5 dias, é apresentado um aviso e a senha de liberação deve ser digitada.

No segundo passo, seleção do local de entrega, é possível buscar os locais de entrega já cadastrados para o cliente ou ainda incluir novos locais de entrega. O sistema traz como padrão o local de entrega cadastrado junto com os dados cadastrais do cliente.

No terceiro passo, seleção do tipo de caçamba, é possível selecionar um dos tipos cadastrados. Em seguida, a janela de seleção do tipo de locação (D – Locação por Diária; S – Locação por Semana; Q – Locação por Quinzena ou M – Locação por Mês) é apresentada.

Depois da seleção do tipo de caçamba, a tela com os dados da locação é mostrada e nesta existem as seguintes informações:

  • descrição
  • tipo da locação (D, S, Q ou M)
  • data da locação
  • data prevista da devolução
  • quantidade de diárias ou 1 para semana, quinzena ou mês
  • valor unitário da locação
  • valor total

Nesta tela, ainda é possível incluir uma observação para o pedido e também alterar a data e a hora do pedido.

Os valores das locações são obtidos da tabela de preço dos tipos cadastrados e servem como referência mas podem ser alterados.

No quarto passo, impressão do pedido, será impresso o pedido de colocada em duas vias e mais o protoloco do pedido (tudo em uma única folha).

No quinto passo, fatura, o usuário é questionado se deseja ou não faturar o pedido realizado. Se a escolha é sim, as informações da fatura são solicitadas (tipo da fatura – nota fiscal ou recibo, o tipo de pagamento, a data de emissão, a data de vencimento, o número da nota ou recibo e o valor final). Nesta tela de fatura é possível ainda aplicar acréscimo ou desconto. Finalmente, é possível imprimir um recibo de locação resumido ou uma fatura de locação completa.